quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

GP TEORIAS DO JORNALISMO INTERCOM ABRE CHAMADA PARA E-BOOK Título: “DESIGUALDADES, RELAÇÕES DE GÊNERO E ESTUDOS DE JORNALISMO”

Está aberta até 30 de março, próximo, a chamada para o E-Book do Grupo de Pesquisa em Teorias do Jornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), que este ano terá como título “Desigualdades, relações de gênero e estudos de jornalismo”. A obra está alinhada com o tema do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontecerá na Universidade da Região de Joinville, em Joinville-SC, de 2 a 8 de setembro deste ano.

Ementa:
As desigualdades sociais – econômicas, étnicas, geopolíticas e, especialmente, de relações de gênero, tema deste dossiê – tencionam e se manifestam no jornalismo de modo muito mais complexo do que as mazelas que cotidianamente são apresentadas (e representadas) nas pautas noticiosas. Trata-se mesmo de uma questão ontológica para o campo. As desigualdades estão na organização da esfera profissional, nas linguagens constitutivas da prática jornalística, nas características estético-expressivas e ético políticas do modo particular de narração dos fatos pelas notícias e por outros formatos jornalísticos. Em um sentido mais amplo, a desigualdade remete à ideia de dessemelhança, diferença; em última instância, ao universo da alteridade, condição sine qua non na democracia, desde que respeitada, para o desenvolvimento de uma sociedade dialógica e tolerante. Por seu turno, a ideia de relações de gênero, como conceito e/ou noção, remete a diferentes interpretações no terreno das teorias sociais. Destaca-se, aqui, os Estudos das Relações de Gênero como campo do conhecimento dotado de iminência e urgência no atual estágio da sociedade democrática. O objetivo do dossiê é congregar reflexões e contribuições para o campo acadêmico a respeito da interlocução destas questões como os estudos teóricos do jornalismo. As propostas devem estar concentradas na área de Jornalismo, embora encoraje-se o diálogo com outras áreas do conhecimento, com enfoque nos estudos teóricos e metodológicos do campo. Todas as abordagens metodológicas são bem-vindas, desde que explicitadas.

Seleção
Para seleção preliminar dos textos, pedimos aos autores que enviem por e-mail (gpteoriasdojornalismo@gmail.com) um resumo estruturado (ver template) em português de propostas de pesquisa contendo de 250 a 400 palavras, redigidas com fonte tipo Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5 justificado, em formato “.doc”. O prazo de envio se encerra em 30 de março de 2018. O resumo deverá estar no template anexado e conter os seguintes tópicos: 1) introdução, 2) objetivos, 3) delineamento do estudo, 4) método e 5) achados esperados.

No início de cada proposta devem constar os seguintes itens na ordem listada abaixo:

- Título do trabalho (mesmo que provisório) (fonte tipo Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5 em negrito e centralizado);
- Nome dos autores (fonte tipo Times New Roman, corpo 12 e espaçamento simples em negrito e alinhados à direita) acompanhados de notas de rodapé com resumos dos currículos de cada pesquisador em até três linhas (fonte corpo 10 e espaçamento simples justificado);
- Nome da instituição à qual estão filiados (fonte tipo Times New Roman, corpo 12 e espaçamento simples sem negrito e alinhado à direita).
A comunicação dos aceites dos resumos dos capítulos selecionados ocorrerá por envio de e-mail por parte dos editores da publicação, até 30 de abril de 2018.
Os capítulos devem ser enviados até 30 de maio de 2018 por e-mail (gpteoriasdojornalismo@gmail.com). Cada capítulo deve ser redigido conforme as orientações específicas (ver template). Cada capítulo será revisado pelos editores da publicação. O resultado da revisão, com eventuais sugestões de ajustes e/ou modificações, será comunicado aos autores por e-mail até 30 de junho de 2018. Para envio por e-mail do texto final, já devidamente ajustado, normalizado e revisado, o prazo se encerra em 30 de julho de 2018.

Lançamento
A previsão para o lançamento do livro em versão digital é setembro de 2018, durante a realização do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Editores: Profa. Dra. Monica Martinez (Uniso), Prof. Dr. Marcos Paulo da Silva (UFMS) e Prof. Dr. Leonel Aguiar (PUC-Rio).
Editores assistentes: Vanessa Heidemann (Uniso) e Raquel de Souza Jeronymo (UFMS)

Cronograma
· Prazo para submissão de artigos: 30 março de 2018
· Notificação do aceite: 30 de abril de 2018
· Prazo para envio do capítulo: 30 de maio de 2018
· Prazo dos editores para envio de sugestões: 30 de junho de 2018
· Prazo dos autores para envio da versão final contemplando sugestões dos editores: 30 de julho de 2018
· Publicação: setembro de 2018